Mulheres em cena

#Debate – Resenha do debate sobre os filmes Yomared e Boca de Loba

por Sarah Cafiero

Vivências femininas singulares. Esse é o tema do debate da vez. Os filmes discutidos, tão distintos e tão semelhantes, compartilham, além da temática e da sensibilidade, uma inspiração comum: o livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

Boca de Loba, dirigido por Bárbara Cabeça, é uma ficção que aborda o assédio cometido contra mulheres no dia-a-dia. Através de um universo fantástico, sensorial e quase mágico, esse tema é tratado por um grupo diverso de lobinhas: mulheres que lutam para derrubar os símbolos da violência que as oprime. Além da diretora, participa do debate a produtora, preparadora de elenco e atriz Fernanda Mancilla.

Yomared, de Lufe Bollini, é um documentário que conferiu à protagonista Mariana Yomared um prêmio de melhor atriz. Fato curioso que gera um importante questionamento: o que é um documentário? A produtora executiva Fabiana Mansur traz ao debate a discussão sobre filmes híbridos, que não se encaixam 100% em um único gênero. Também personagem do documentário, a performer e irmã de Mariana, Desirré Gonzalez fala sobre as representações dos corpos femininos e os conceitos que elas carregam. 

Ambos os filmes tratam de violências e representam esses corpos. Corpos que se acostumaram a repudiar ou a desejar, mas não a reconhecer e a respeitar. A rotulação dessas imagens como obscenas inclusive dificultou a realização da sessão. Quer saber mais sobre isso? Assista ao debate aí embaixo! Os filmes estão disponíveis para assinantes no portal de filmes online Cardume. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário