MASTERCLASS
FORMAS DE NARRATIVA
EVENTO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES DO CLUBE DE BENEFÍCIOS MEDIANTE INSCRIÇÃO
Maria Clara Escobar é diretora e roteirista de cinema e televisão e poeta. Escreveu e dirigiu o longa-metragem de ficção “Desterro”, que teve sua estreia em janeiro de 2020, dentro da TigerCompetition no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, e entrou para Netflix mundial, sendo indicado pelo NY Times como um dos seis filmes a serem vistos. Maria Clara também escreveu e dirigiu o longa de documentário “Os dias com ele”. Premiado no Doc.Lisboa, Mostra de Tiradentes, Cachoeira.Doc, Festival de Múrcia, entre outros. Além disso Maria Clara escreveu e dirigiu quatro curtas metragens, todos disponíveis na Embaúba Play. Maria Clara também é roteirista de filmes como “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas” de Julia Murat e “Serra das Almas” de Lírio Ferreira, entre outros.
Trabalha como consultora de roteiro e montagem, e também é produtora de elenco, tendo feito “Paloma” de Marcelo Gomes, “Serra das Almas” de Lírio Ferreira, “Cidade Pássaro” de Matias Mariani, entre outros, além do curta-metragem “A Terra Treme”, de Walter Salles que integra o longa-metragem chamado “Where has the time gone?” organizado por Jia Zhang-Ke. Em 2024, co-roteirizou e co-dirigiu com Marcelo Gomes o filme “Dolores”, produzido pela Dezenove Sons e Imagens, e a série PALOMA, produzida pela produtora Carnaval. Além de finalizar seu filme “Explode São Paulo, Gil”, produzido pela Filmes de Abril e Terratreme.”
Ementa: A marterclass irá explorar diversos pontos de partida para narrar. Focando principalmente no trabalho com os atores e atrizes no processo de criação, e a mistura de processos documentais e ficcionais.