200624min

14 Bis

Em 23 de outubro de 1906 o mundo se rende a um brasileiro. Diante de grande público, Santos Dumont, a bordo do 14 Bis, realiza o primeiro vôo de avião da história, levando ao delírio a multidão presente no Campo de Bagatelle, em Paris. Anos depois, Alberto se depara com o uso que a humanidade fez de seu invento: um instrumento bélico durante a Primeira Grande Guerra.

11min

2704km

Letícia ao viajar para visitar sua mãe percebe os paralelos de suas histórias

22min

A Bordo

Lúcia, grávida de seu primeiro filho, está se preparando para ser mãe solteira.

201719min

A Casa de Ana

Aos onze anos de idade, Ana foge em circunstâncias enigmáticas e, sem outra opção, se abriga na república onde sua irmã mais velha mora com outras três jovens mulheres. Entre pias de louça suja, pacotes de macarrão instantâneo, purpurina colorida, garrafas de cerveja e filmes suecos, Ana aprende algumas importantes lições. E ganha, no processo, uma nova família.

Jéssica, 9 anos, vive em uma situação de fragilidade afetiva e econômica no bar de seu pai, um homem irresponsável e agressivo. Para se proteger, a menina molda uma personalidade forte, única arma que dispõe para enfrentar as condições instáveis que surgem aos seu redor.

Brasil, Rio Grande do Sul. Duas cidades vizinhas: Alegrete e Uruguaiana. Uma rivalidade histórica. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote em Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival: Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.

Neste convite em forma de filme ensaio, A Poesia do Despercebido vagueia por 3 conceitos presentes na cultura japonesa (Wabi sabi, Mono no aware e Kintsugi), questionando nossa relação com a existência e o material, ao passo que convida o espectador a olhar o mundo com mais sensibilidade para notar o que passa despercebido pelos nossos olhos.

Muito se fala sobre dados de pessoas que morrem todos os anos, em todos os países do mundo. Pouco se diz sobre as pessoas que ficam. O que elas fazem com o tempo? As memórias? A saudade? Tudo isso compõe "A Presença da Ausência".
Quando o cinema se encontra na fábrica

Ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra.

Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.

Meu amigo CAIO foi um grande musico autodidata, vivia da pesca artesanal junto à sua mãe. eles só procuram fugir do trafico da comunidade do Vidigal no Rio de Janeiro.

Em um futuro distópico, Joana e Valenza fazem uma jornada à deriva por uma cidade nordestina. Através da música eletrônica e trilha ruidosa, as personagens nas andanças pelas ruas, performam o que sentem enquanto vivem nessa sociedade tentando entendê-la. Abjetas 288 trata sobre territorialidades, identidades e meritocracia, tudo com um tom irônico e se utilizando de elementos alegóricos que dialogam com a história popular de Aracaju.

Uma nova forma de doença, praga ou mutação começa a atacar os habitantes de uma cidade. Numa manhã igual outra qualquer, André parece ter sido uma de suas primeiras vítimas. Sem saber o que fazer ele decide seguir sua vida.

201918min

AINDA AGORA

Há poucos anos, estudantes das principais faculdades de Direito do Rio de Janeiro ainda cantavam músicas racistas, machistas e homofóbicas com a intenção de ofender alunos de outras universidades. Esse comportamento parecia superado, até que em 2018, um evento entre alunos ficou marcado por 3 casos de racismo. Protagonizado por estudantes de direito, este documentário busca colocar em debate o que tem sido feito dentro das universidades para mudar certos comportamentos.

Filmado no cemitério Vila Formosa, um dos maiores da América Latina, o filme se propõe a travar experiências diretas com o cemitério e seus personagens.
201903min

Alê

Alê é uma empregada doméstica solitária que vive sua vida pacata um dia após o outro.

201824min

Alma

Alma vive com seu filho, Miguel, há dez anos em uma casa no meio do campo. A música é tudo o que os mantém afastados do barulho das bombas que são ouvidas longe no horizonte. Quando o seu violão se quebra, Alma tem que retornar à cidade natal e enfrentar o seu passado.
201914min

Amiel

Amiel Vieira descobre sua intersexualidade apenas aos 33 anos de idade, quando, ao encontrar uma carta do Hospital das Clínicas de São Paulo, desvenda o segredo sobre sua condição mantido por seus pais.

201720min

Anderson

Anderson topou fazer um curta metragem, mas não queria que fosse um drama...

Igor vai perder o posto de caçulinha em breve e Vovô fugiu de casa mais uma vez. Estes e outros "pequenos" grandes acontecimentos de um verão no interior.

Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. E no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.

En la frontera de Chuí/Chuy, límite entre Brasil/Uruguay, conviven una multiplicidad de culturas. Al encontrarse separadas por una avenida y no tener un control fronterizo estricto, las personas circulan libre y diariamente de un país al otro.

Showing 1–24 of 178 results