O QUE É A CARDUME

A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro.

Com uma assinatura de apenas R$5 por mês, es assinantes têm acesso a um catálogo com mais de 120 dos mais premiados filmes nacionais e ainda ajudam a fomentar a produção independente.

Além de retornar boa parte da verba arrecadada com as assinaturas para es produtores dos filmes, a plataforma também promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional.

Quer ter acesso aos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros e ainda nos ajudar a fomentar o cinema independnte brasileiro?

O QUE JÁ FIZEMOS PELO CINEMA NACIONAL

Veja algumas das ações que já foram realizadas pela Cardume

PRÊMIO CURTA EM CASA: Realizamos o “Curta em Casa” mostra com premiação em dinheiro para curtas produzidos durante a quarentena;

EDITAL DE DESENVOLVIMENTO: Lançamos o edital de desenvolvimento de roteiro para curtas-metragens em que os autores, além de receber um prêmio em dinheiro, recebem uma consultoria da premiada roteirista Sabrina Fidalgo para desenvolverem seus roteiros;

DEBATES SOBRE CINEMA: Realizamos mais de 60 sessões de debates entre diretores e equipes de todas as regiões do Brasil, promovendo o compartilhamento do conhecimento e a criação de redes entre os mais de 420 profissionais que participaram;

CURSOS E OFICINAS: Promovemos gratuitamente um curso para ajudar os produtores na distribuição dos seus filmes. Além disso, adquirimos e distribuímos, através de sorteios entre os assinantes, vários cursos de aperfeiçoamento nasdiversas áreas que envolvem uma produção audiovisual: roteiro, colorização, fotografia e direção.

O QUE ESTAMOS FAZEMOS PELO CINEMA NACIONAL


Veja algumas das ações que já estão sendo realizadas ou previstas para os próximos meses

EDITAL DE PRODUÇÃO: Está confirmado o primeiro edital de produção da Cardume, que será aberto em junho de 2021. Produtores de todo Brasil poderão inscrever seus roteiros e o mais bem avaliado receberá uma verba para produção do filme além de consultorias para produção e distribuição.

PARCERIA EM DISTRIBUIÇÃO: Formalizamos em 2020 uma parceria com a atriz e empresária Cleo para inserção de curtas da Cardume nas redes sociais da influencer. Os dois filmes já disponibilizados tiveram mais de 300 mil visualizações e outros curtas serão lançados durante o ano;

PONTE DE DISTRIBUIÇÃO E RENDA: Promovemos a interlocução entre produtores independentes e o SESC-MG, possibilitando que filmes que fazem parte do catálogo da plataforma pudessem ser exibidas e seus produtores recebessem pela exibição em eventos no Brasil e exterior;

QUER NOS AJUDAR A
INCENTIVAR O AUDIOVISUAL BRASILEIRO INDEPENDENTE?

A Cardume acredita que quando muitos pequenos se unem, tornam-se grandes, e assim são capazes de superar as adversidades


O QUE ESPERAMOS DO FUTURO

Nosso sonho é fazer com que os curtas e médias-metragens brasileiros sejam mais uma opção de entretenimento acessível para o público de streamings se tornando tão competitivo quando o conteúdo internacional (segundo a CONVIVA, empresa especializada em inteligência integrada de dados, o serviço de streaming cresceu 26,6% na América Latina em 2020 ).

Pretendemos também legendar todos os filmes da plataforma para um lançamento internacional, levando os “peixinhos” brasileiros para viajar pelo mundo e fortalecer nossa identidade também fora do Brasil.

Assim, almejamos ser a maior plataforma de streaming especializada em curtas-metragens do Brasil para continuar fomentando novas produções brasileiras.

Que sigamos produzindo mais O QUE ESPERAMOS e cada vez melhor.

ENTRE PARA O CARDUME E
VALORIZE O CINEMA BRASILEIRO!