4º PRÊMIO CARDUME CABÍRIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE CURTA-METRAGEM

O Prêmio Cardume Cabíria para desenvolvimento de roteiros de curta-metragem é uma iniciativa conjunta da plataforma de streaming Cardume Curtas e do Cabíria Festival e visa estimular a criação de roteiros protagonizados por mulheres relevantes, diversas e inspiradoras e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres.

Serão selecionados 3 projetos que receberão uma consultoria com a roteirista e diretora Marília Nogueira para desenvolvimento do roteiro, além de acesso gratuito às atividades do Cabíria Festival Audiovisual e um auxílio de R$ 300,00.

Inscrições:
11 de abril a
11 de maio

Marília Nogueira

Diretora, roteirista e idealizadora do Prêmio Cabíria, premiação de roteiros que, desde 2015, fomenta a presença de mais mulheres e diversidade no audiovisual. Com ampla experiência no audiovisual, destacam-se a colaboração no roteiro do longa “A memória que me contam” (2012) de Lúcia Murat , as assistências de direção nos longas “Praça Paris”(2017) de Lucia Murat e “No Coração do Mundo” (2019) de Gabriel Martins e Maurílio Martins , além de narrativas de branded content para Discovery Channel, Coca-Cola e Google. Foi selecionada para o “Taller de desarrollo de proyectos da Fundación Typa” (2008); Escreveu e dirigiu 4 curtas, 2 deles contemplados no Edital Filme em Minas. O mais recente, “Angela”, estreou no 30º Curta Kinofórum, em São Paulo, recebeu o Prêmio do Júri Popular no FestCurtasBH 2019 e o Candango de Melhor Atriz para Teuda Bara, no 52º Festival de Brasília.

Com a expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, é hoje uma das diretoras do Cabíria Festival Audiovisual. Em 2022, inicia o projeto EscrevaCriatura, com o oferecimento de mentorias e facilitação de ateliês de escrita criativa e roteiro. Desde 2022 é coordenadora de grupos de desenvolvimento de roteiro oferecidos pelo Centro Cultural Marieta.

O prêmio é destinado a autores estreantes ou não estreantes no universo audiovisual. Para inscrever, é necessário ser assinante do Plano Coral – Clube de Benefícios da plataforma Cardume, sendo exceção roteiristas trans, negras, indígenas e PcDs.

Conheça As vencedorAs das últimas edições

2022

“Estar numa premiação com grandes nomes do audiovisual para mim foi muito significativo, foi uma noite mágica. Eu já sou do teatro, já sou das artes, mas foi a primeira vez que eu estive numa premiação. Poder estar ali naquele lugar e ganhar o prêmio com meu primeiro roteiro de curta-metragem, escrito em parceria com a Miche, foi muito especial. Mostrou que eu posso adentrar cada vez mais esse espaço, que eu posso produzir, e isso foi um gancho para eu continuar as minhas pesquisas.”

Ossaiê dos Santos
coautor do argumento Partilhar o Sonho

“Ter ganhado o Prêmio Cardume Cabíria ano passado de fato tem me ajudado a consolidar a minha transição de carreira para roteirista, que eu comecei a fazer em 2021. É muito diferente você ser finalista, seleção oficial e ganhadora. O mercado te vê de outra maneira, então tem sido muito incrível fazer essa consolidação e essa estruturação de caminho de carreira, que veio a partir do Prêmio. Ser convidada por players para fazer uma entrevista de trabalho, me aproximar de roteiristas, estar inserida no mercado, isso tem sido muito incrível, ainda está reverberando. Acredito que o prêmio seja sobre isso: sobre abrir caminho para mulheres roteiristas que estão começando e que querem ocupar esses espaços, trazendo uma nova leva de narrativas. Então, se você tem uma ideia parada, mulher, pelo amor de deus, vai enviar! Pode ser você uma ganhadora este ano!”

Michele Saints
coautora do argumento Partilhar o Sonho

2021

“Participar do prêmio Cardume-Cabiria em 2021 foi bem importante pra mim. A consultoria me ajudou a tirar diversas dúvidas, aprofundar as personagens, fazer mudanças e deixar o roteiro mais redondo. E me colocou em contato com a Cíntia, que vai dirigir o filme. No ano passado, com o roteiro já pronto, ganhei dois prêmios no concurso do ROTA e também participei do laboratório do Mostra Goiânia Curtas, que nos ajudou a fazer um novo tratamento. Agora estamos em busca de verbas para a produção do filme. Esse caminho não teria sido possível sem a participação do Cardume. Tem sido uma jornada muito massa. Recomendo todo mundo a juntar suas ideias, mesmo que elas não estejam ainda tão claras, e se jogar no argumento pra ver como ele reverbera por aí.”

Fernanda Gama
autora do argumento Janelas da Esperança

“Ser uma das ganhadoras do Prêmio Cardume Cabíria foi essencial pra minha carreira em muitos sentidos. Não só minha autoestima como roteirista aumentou, como percebi que o mercado passou a me ver com mais seriedade, melhorando minhas oportunidades de trabalho. Além disso, conheci colegas que admiro muito e me senti mais parte dessa comunidade maravilhosa de roteiristas mulheres brasileiras!”

Maria del Mar Valenzuela
autora do argumento O Abará de Luanda

2020

“Impulsionar o desenvolvimento da escrita de um roteiro é algo valioso para quem está em início de carreira. O prêmio Cardume Cabíria proporcionou esse primeiro impulso por meio de encontros de consultoria com trocas de experiências que pulsam e reverberam até hoje.

É sempre muito importante fomentos que apoiam a participação de mais mulheres no cinema. Muito obrigada!”

Caroline Cavalcanti
autora do argumento Zero Decibel

“Para mim, o mais legal foi poder ter contato com outras mulheres roteiristas, principalmente a consultoria que eu tive com a Sabrina Fidalgo, que me elucidou vários pontos, tanto sobre a escrita de roteiro quanto sobre as minhas personagens em específico. E o mais importante foi ver o meu texto sendo lido e discutido com respeito por outras mulheres, que foi algo que me fez entender que a minha escrita tinha potencial e poderia ser sim um caminho profissional.”

Bruna Gíuliatti
autora do argumento Passarinho

“Ser premiada com o Lute Como Uma Gordinha trouxe um olhar mais minucioso para as animações e para minha escrita, já que foi o projeto estreante nesse gênero. 

 

A troca que foi gerada com a consultoria do roteiro, trouxe uma riqueza de ideias não só para o projeto proposto mas para outros trabalhos em que estava incluída. 

 

Compartilhando de forma um pouco mais particular, foi extremamente importante ter a oportunidade de praticar a escrita em parceria, me motivando a olhar com mais carinho e cuidado às minhas escritas que estavam engavetadas.”

Karen da Silva Antunes
coautora do argumento Lute Como Uma Gordinha