#Crítica – Construção de Sonhos
por Julia Alfa
Lançado em 2018, o filme As Invenções de Akins, do cineasta Ulísver Silva, foi adicionado recentemente ao catálogo da Cardume Curtas. O curta-metragem infanto-juvenil é inspirado pelas memórias de infância do diretor, e traz a história fantasiosa e bem-humorada do imaginativo jovem Akins.
Nos 33 minutos da história, conhecemos o protagonista Akins: uma criança criativa que mora com sua mãe solteira. O garoto diverte-se ao criar seus próprios carrinhos e jogos para brincar, e vê-se desafiado a construir um grande brinquedo que assistira na televisão.
Quando coloca as mãos na obra, entretanto, Akins percebe que não consegue fazer com que todas as partes de sua criação funcionem. Nesse momento, o curta-metragem nos transporta a um momento de insegurança da criança, que se vê impotente, frustra-se com a ausência de seu pai e encontra o carinho de sua mãe para desabafo.
Por fim, Akins consegue construir sua grande máquina de brinquedos quando aceita pedir ajuda de outras pessoas, e percebe que não precisa trabalhar sozinho. O jovem corre atrás de seu sonho até concluí-lo, e o curta nos deixa com a mensagem de que não precisamos traçar nossos caminhos a sós; com ajuda, vamos muito mais longe.