#Top5 – dicas de filmes dirigidos, roteirizados e protagonizados por mulheres
Por Sarah Cafiero
As vozes das mulheres sempre foram abafadas no cinema, assim como em tantos outros meios, e ainda hoje precisamos lutar para nos destacarmos em meio às mesmas histórias consagradas, contadas e recontadas por homens. Nesse sentido, já existem várias iniciativas para incentivar e fomentar nossa produção, e aproveitando o ensejo dos últimos dias de inscrição no Prêmio Cardume–Cabíria, destacamos 5 filmes não apenas roteirizados, mas também dirigidos e protagonizados por mulheres.
Lé com Cré (2018)
Roteiro de Cassandra Reis e Mariana Lopes
Começando por um documentário, gênero cujos roteiros são frequentemente subestimados, temos Lé com Cré. O curta se utiliza das clássicas entrevistas para alcançar um efeito pouco usual: a partir do formato de animação, ele empresta às personagens as mais diversas identidades, de princesas a elefantes. O elenco, cativante, é composto por sete crianças de diferentes idades, que respondem como melhor entendem a perguntas sobre dinheiro, medos e papéis de gênero.
A mulher que eu era (2019)
Roteiro de Karen Suzane e Clara Ferrer
A mulher que eu era conta a história de Cacau, mulher negra que se vê obrigada a enterrar seus sonhos para servir ao marido, um homem branco. Utilizando-se de metáforas e simbolismos e flertando com o teatro, o filme nos conduz pelo percurso traçado pela protagonista em sua tentativa de se libertar, com o apoio de uma rede de outras mulheres negras, das violências naturalizadas e até celebradas a que é submetida.
A Casa de Ana (2017)
Roteiro de Clara Ferrer
Após fugir de casa aos 11 anos, Ana vai morar com a irmã mais velha Júlia em uma república. De forma leve e descontraída, o filme constrói a relação da menina com as demais moradoras e os hábitos estranhos da casa, muito diferentes do que ela estava acostumada. Inserida nesse ambiente caótico, Ana consegue se divertir sem deixar de ser criança, assim como sua irmã, que num papel de responsável, não vê necessidade de abrir mão de sua rotina de trabalho, estudos e festas.
MC Jess (2018)
Roteiro de Carla Villa-Lobos
Dirigido e roteirizado por Carla Villa-Lobos, MC Jess acompanha a trajetória de Jéssica, que usa seus versos para vender eletrônicos no metrô até criar coragem para apresentá-los num slam. Mesclando a ficção com depoimentos documentais das poetas de rua da vida real, o filme nos apresenta um recorte do universo dos slams, no qual as mulheres vêm aos poucos e com esforço conquistando espaço.
Par Perfeito (2018)
Roteiro de Débora Herling
Um narrador pouco convencional nos conduz pelo filme Par Perfeito: o par de tênis preferido de Antônia. Com naturalidade e bastante humor, o sapato nos conta sua história e como ela atravessa a vida da menina, que entrando na adolescência se depara com questões internas e externas para resolver. O filme expressa de maneira sensível os conflitos geracionais de Antônia com a mãe, o apego ao tênis preferido, e seu primeiro amor: Amanda.
Assista a esses e muitos outros filmes no nosso portal de filmes online Cardume!