Curtas impressões: Festival Cabíria (Parte 1)

#Crítica – Confira os comentários da nossa colaboradora Carol Fonseca sobre os curtas exibidos no Festival Cabíria, que acontece até o dia 3 de agosto.

BOA SORTE E ATÉ BREVE


A Trilogia do Papelão, de Bruna Schelb Corrêa, é finalizada com Boa Sorte e Até Breve, um filme que nos leva para uma caminhada tortuosa em nosso próprio infortúnio, sob o atual governo. Anos sombrios. Difíceis. Complexos. Tristes. Pesados.
A protagonista, viajante no tempo, está indo de 2023 a 2018, levando uma fórmula para seu “eu” do passado. Nessa travessia, misteriosa e soturna, Bruna (diretora, roteirista, atriz, montadora do filme) carrega um conjunto de boas sensações, como serenidade, paciência, ânimo, coragem, para um cruzamento temporal mais brando.
De forma muito criativa e onírica, o filme costura sensações que interpelam a maioria de nós nesses anos de pandemia sob governo Bolsonaro. Oferta o suquinho de cimento amargo que tomamos todos os dias durante esse desgoverno. A baixa luz e foco em Bruna nos faz prender os olhos na protagonista, em seus conflitos e pensamentos.

CHÃO DE FÁBRICA


A representação do cotidiano de mulheres no cinema é instigante. Seja na ficção, na não ficção, em diários, ensaios, stories ou tweets, há algo no ordinário e no comum que embala curiosidades. A reconstrução da rotina de mulheres metalúrgicas do fim da década de 1970, um dia antes da greve no ABC Paulista, enseja um entusiasmo particular. Este é Chão de  Fábrica.
O curta de 24 minutos se passa quase todo num banheiro: local de almoço, pausa, descanso e conversas de Joana, Miriam, Renata e Irene. As operárias preferiam ficar no banheiro para ter mais segurança, em meio a um ambiente fabril majoritariamente masculino. Em uma tentativa de resgatar a vivência operária e grevista feminina, a diretora Nina Kopko se inspirou em uma cena da peça “O pão e a pedra” da Companhia do Latão, para roteirizar e dirigir Chão de Fábrica.
A escolha da fotografia digital + VHS ativa um sentimento nostálgico e datado que faz completo sentido para a reconstrução temporal. Além disso, as imagens finais em tela inteira e digital nos mostram o lixo residual de um capitalismo industrial avassalador, que deixa um rastro de destruição humano, ambiental e urbano.

PER CAPITA


Em um ritmo acelerado, Per Capita, de Lia Letícia,nos segura do início ao fim. No plano inicial, que se desenvolve dentro de um carro na marcha ré, somos levados a um cemitério de carros, premeditando as cenas de destruição que se seguem. Com poucos cenários, mas uma trilha sonora estrondosa, o filme atinge o máximo de seu tom anárquico na cena em que três homens destroem um Uno no meio da rua. Neste momento, inúmeros atos de violência são efetuados contra o carro, de forma grotesca.
É possível sentir pena do carro, sob as mãos de homens tão cruéis. Não é imprudente imaginar, quem sabe, que essas brutalidades poderiam ser proferidas contra mulheres. São atos obscenos, que incomodam, e somos obrigados a relembrar que o alvo das injúrias é um objeto. Não obstante, um objeto historicamente e cinematograficamente remetido a homens. O poder automobilístico foi retratado como um atributo masculino, vide propagandas de carros, fórmula 1 e a célebre franquia Velozes e Furiosos.
A escolha da fotografia em preto e branco reforça o caráter de denúncia: recorta-se o fato no tempo, retirando-o de contextos específicos. A grosseria é universal. Engendra-se um ambiente distópico e anárquico. A figuração de uma senhora do apartamento beira-mar, em oposição aos jovens “vândalos”, remetem-nos à representação de uma elite confortável e “sofisticada”, incomodada por rebeldes indignados. É um filme inquietante.

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