FILMES DE DIAS DAS MÃES

#Top5

Por Ana Raquel Lelles

Nas propagandas de televisão, o dia-a-dia das mães é romantizado com flores, paletas rosas, sorrisos sem preocupação e uma relação saudável com os filhos. Já a realidade mostra uma outra diversidade de momentos: a felicidade, dor, tristeza, ansiedade, orgulho, animação e vontade de proteger, entre outros aspectos que cercam a maternidade. 

O cinema é a arte de contar histórias reais e também de extrapolá-las, expandindo nossas capacidades de reflexão. Por isso, separamos três filmes em homenagem ao Dia das Mães para entendermos um pouco melhor o maternar e os afetos, às vezes contraditórios, que o cercam.

Aurora

O filme ‘Aurora’ consegue expressar as complexas camadas do “o que é ser mãe”. Renata é casada e mãe de dois filhos. Ela vive em uma cidade grande e é de classe média. A obra mostra todos os fatores que cercam a vida da protagonista e de outras “Renatas” por aí, como o cansaço, brigas conjugais e problemas financeiros. 

‘Aurora’ foi lançado em 2019 e consegue te prender ao longo dos 21 minutos.

Mais uma História

Ver o filho sofrendo é uma das maiores dores de uma mãe. Esse sentimento é um dos principais tópicos do curta ‘Mais uma História’, que explora a relação de Ilda, que cuida do seu filho Gabriel, internado em um hospital.

O filme é de 2014 e é protagonizado por Igor Cosso e Gisele Froes. O drama causa incômodo, mas é uma indicação eletrizante para você.

Vó, a Senhora é Lésbica?

Como vó é mãe ao quadrado, indicamos o filme ‘Vó, a Senhora é Lésbica?’. O curta conta a história da família de Juliana, que é surpreendida com o questionamento que dá nome à obra. 

Dirigido por Bruna Fonseca, o filme de 2018 aborda amizade, amor, família e orientação sexual. É uma ótima indicação para quebrar tabus.

Deixe um comentário