Corpo e Sangue

#Crítica

por Julia Alfa

O curta-metragem O Mistério da Carne, de 2018, foi dirigido e roteirizado pela brasiliense Rafaela Camelo. Estreado na Mostra Brasília do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme participou de diversos festivais, tais como o aclamado Sundance Film Festival, no ano de 2019, e permanece sendo premiado e aclamado desde então.

O Mistério da Carne é um drama LGBTQIA+ que conta a história de Camila e Giovana, duas amigas que frequentam o mesmo grupo de catequese. Desde os primeiros minutos, percebemos um interesse de Camila em Giovana que vai além da amizade; esses sentimentos, posteriormente, se revelam mútuos. 

O curta se desenrola com metáforas visuais do cotidiano religioso das amigas, banhando-as em pecados e heresias, e tornando clara a devoção de Camila a Giovana a partir de suas ações. “Abençoado seja o domingo, dia de encontrar Giovana”, entrega a sinopse sobre os desejos da garota que, quase eucaristicamente, almeja o corpo e o sangue daquela que lhe desperta interesse. 

Ao fim, as garotas tem seus pés lavados, num ritual de purificação de pecados. Quando elas trocam um olhar, naquele mesmo momento, é perceptível que o sentimento não pode ser lavado com água e sabão. O drama estará disponível no catálogo da Cardume a partir do dia 20 do mês de julho, e será possível acompanhar 18 minutos da complicada e intensa história de Giovana e Camila.

Deixe um comentário