Mulheres em cena

#Debate – Resenha do debate sobre os filmes Yomared e Boca de Loba

por Sarah Cafiero

Vivências femininas singulares. Esse é o tema do debate da vez. Os filmes discutidos, tão distintos e tão semelhantes, compartilham, além da temática e da sensibilidade, uma inspiração comum: o livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

Boca de Loba, dirigido por Bárbara Cabeça, é uma ficção que aborda o assédio cometido contra mulheres no dia-a-dia. Através de um universo fantástico, sensorial e quase mágico, esse tema é tratado por um grupo diverso de lobinhas: mulheres que lutam para derrubar os símbolos da violência que as oprime. Além da diretora, participa do debate a produtora, preparadora de elenco e atriz Fernanda Mancilla.

Yomared, de Lufe Bollini, é um documentário que conferiu à protagonista Mariana Yomared um prêmio de melhor atriz. Fato curioso que gera um importante questionamento: o que é um documentário? A produtora executiva Fabiana Mansur traz ao debate a discussão sobre filmes híbridos, que não se encaixam 100% em um único gênero. Também personagem do documentário, a performer e irmã de Mariana, Desirré Gonzalez fala sobre as representações dos corpos femininos e os conceitos que elas carregam. 

Ambos os filmes tratam de violências e representam esses corpos. Corpos que se acostumaram a repudiar ou a desejar, mas não a reconhecer e a respeitar. A rotulação dessas imagens como obscenas inclusive dificultou a realização da sessão. Quer saber mais sobre isso? Assista ao debate aí embaixo! Os filmes estão disponíveis para assinantes no portal de filmes online Cardume. Não deixe de conferir!

0