Muito se fala sobre dados de pessoas que morrem todos os anos, em todos os países do mundo. Pouco se diz sobre as pessoas que ficam. O que elas fazem com o tempo? As memórias? A saudade? Tudo isso compõe "A Presença da Ausência".

Bernardo é dono de uma indústria de móveis. Com seus 62 anos, mora sozinho e, após a morte de seu pai, tem que contar até dez todas as noites para conseguir dormir. O tempo passa, e o sono parece não chegar.

Ciro é segurança e trabalha de noite. Clarisse é doméstica e trabalha de dia. Os dois são casados, moram na região metropolitana e trabalham em Porto Alegre. Andam de lá pra cá e só se encontram na estação do trem.

A gente não presta atenção, mas o cineasta sempre escolhe quais cenas entram e quais ficam de fora do filme. Na vida não é diferente, vó. A memória é uma ilha de edição.

Luciana fugiu pela manhã para a praia após uma festa onde tentou se reconciliar com sua ex-namorada, Branca, que estava mais interessada em conhecer uma nova mulher. Luciana chega na praia e joga fora seu celular. Senta-se para ver o amanhecer no mar. Um telefone perdido toca; ela atende; é Edu, atrás de sua ex-noiva, Simone.

Noites Traiçoeiras é um recorte da vida de Dôri, uma solitária cozinheira de quase 60 anos. O filme retrata sua busca por um grande amor e revela a beleza por trás de seu frustrante cotidiano.

Na Córsega, o pequeno David, inspirando-se na natureza, busca prolongar a vida de sua avó Amélia.

Apesar de ter intensos sentimentos e pensar vivamente sobre as coisas, Tênis não podia andar, mexer-se, estava fixado, como uma planta estática, aparentemente morta por fora, mas que transbordava vida por dentro.

Num dos tradicionais almoços na casa da Vó Clarissa, Joana assiste, em choque, seu primo Joaquim soltar a pergunta que dá título ao filme. Para evitar encarar a questão e suas repercussões, ela se desliga daquele momento e passa a revisitar suas memórias de infância naquela casa. Este passeio pelo passado desperta Joana para a possibilidade de compartilhar mais com sua avó do que havia imaginado.

Showing all 9 results