Jéssica, 9 anos, vive em uma situação de fragilidade afetiva e econômica no bar de seu pai, um homem irresponsável e agressivo. Para se proteger, a menina molda uma personalidade forte, única arma que dispõe para enfrentar as condições instáveis que surgem aos seu redor.

201918min

AINDA AGORA

Há poucos anos, estudantes das principais faculdades de Direito do Rio de Janeiro ainda cantavam músicas racistas, machistas e homofóbicas com a intenção de ofender alunos de outras universidades. Esse comportamento parecia superado, até que em 2018, um evento entre alunos ficou marcado por 3 casos de racismo. Protagonizado por estudantes de direito, este documentário busca colocar em debate o que tem sido feito dentro das universidades para mudar certos comportamentos.

201903min

Alê

Alê é uma empregada doméstica solitária que vive sua vida pacata um dia após o outro.

201914min

Amiel

Amiel Vieira descobre sua intersexualidade apenas aos 33 anos de idade, quando, ao encontrar uma carta do Hospital das Clínicas de São Paulo, desvenda o segredo sobre sua condição mantido por seus pais.

201920min

Até 10

Bernardo é dono de uma indústria de móveis. Com seus 62 anos, mora sozinho e, após a morte de seu pai, tem que contar até dez todas as noites para conseguir dormir. O tempo passa, e o sono parece não chegar.

201921min

Aurora

Renata é uma mulher de classe média, casada e mãe de dois filhos, que vive em uma grande cidade brasileira. Entre o crepúsculo e o amanhecer de um dia qualquer, ela enfrenta questões de gênero típicas da atualidade, que se materializam em momentos agradáveis e desagradáveis, pequenos dilemas, sentimentos e emoções.

201919min

Avoada

Mães que perderam seus filhos de forma violenta contam suas histórias e paralelamente acompanhamos dois garotos que invadem uma casa para recuperarem uma pipa avoada.

201915min

Bicho do Mato

Jussara e sua família perdem tudo o que tinham quando suas terras são atingidas por chuvas intensas e violentas. Sem ter onde viver, eles deixam o campo para morar na cidade grande, uma mudança que trará muitas dificuldades para todos, em especial para Jussara que precisará se adaptar a um mundo diferente do que ela conhecia.

Conhecendo o transtorno de personalidade borderline (e entendendo a importância de falar sobre esse tema) e as suas características através de psiquiatra, paciente, psicólogo e pessoas que convivem indiretamente com a doença, dando apoio e motivação para quem lida com isso diariamente e mostrando a arte como terapia para transtornos mentais.

201911min

Camaleão

Roberto enfrenta dificuldades em encontrar emprego e se relacionar; assim como os camaleões, adaptar-se ao contexto torna-se necessidade de sobrevivência, entretanto, ninguém sustenta uma mentira para sempre.

Claudia vive em um sossegado bairro com seu animal de estimação, Max, o crocodilo. Em seu cotidiano, Claudia divide seu tempo entre seu trabalho e seu lar, Max quando está sozinho em casa pode encontrar passagens para sair e interagir com a vizinhança.

Belo Horizonte. Encontro de corpos que compartilham, cada um à sua maneira, anseios, histórias, afetos, medos e existências, tudo isso com a cidade de pano de fundo. Jovens atravessados por diferentes experiências sociais, ocupando a cidade e criando suas próprias narrativas de vida.

201921min

De onde vim

O documentário "De onde vim" acompanha o cotidiano de Hendy, um imigrante haitiano que vive em Brusque, trabalha, estuda e frequenta a igreja. Hendy aprendeu português nas aulas de Anelede, uma professora aposentada que se dedica a ensinar imigrantes. Hendy já está integrado à sociedade, diferentemente de imigrantes venezuelanos e cubanos que moram na cidade. O documentário aborda as conquistas, medos e sonhos de quem vem de outro país morar numa cidade “europeia” do sul do Brasil.  

Um refugiado e um executivo se encontram em um fluxo de consciência realizando o mesmo ato físico: correr. Apesar de todo o estranhamento da situação e das diferenças entre si, no momento em que travam um diálogo, os dois sentem empatia um pelo outro e se enxergam como iguais.
201916min

Eu, Will

No coração de Belo Horizonte as ruas se movem caóticas e barulhentas, mas alguém se destaca na multidão e a partir daí vamos acompanhar um pequeno fragmento do cotidiano de Will, um artista que monta e desmonta sua personagem feminina em cena.

Uma em cada três mulheres no Brasil já foi vítima de algum tipo de violência. Mas finalmente elas estão denunciando casos de abuso e construindo redes de empoderamento. Este filme mostra a história de três delas que decidiram compartilhar suas experiências para mudar a sociedade que as cerca.

Chovia na noite de segunda feira (17/09/2018) no Rio de Janeiro. Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, desceu a ladeira Ary Barroso para esperar a mulher e os filhos com um guarda-chuva preto. De repente três disparos.

Outubro de 2018, eleições presidenciais. No meio de todas as tensões no país, minha mãe, professora de inglês, realiza o seu grande sonho de adolescência: ir para Cuba. Ela me convida para ir junto, e aproveito a chance para tentar fazer o meu primeiro documentário. Um filme sobre ela, sobre mim, sobre as eleições de 2018, sobre Cuba, meio sobre todas essas coisas.

Este vídeo foi uma tentativa ritual de sanação das dores coloniais, dessas feridas abertas que nos doem a todos, [email protected] e nã[email protected], naturezas de Abya Yala.

Um filme ensaio, que metamorfoseia imagens entre sono e vigília, sonho e realidade, fragmento e totalidade, signo e reflexo, velando e desvelando enlaces sutis entre as imagens, transmutando sentidos, metaforizando signos e símbolos. Uma poética das imagens, onde importa a intermitência do olhar, da luminosidade, dos pontos e linhas, da imagem, tremulante, veloz, pulsante, e por que não da vida e de suas dimensões, da arte e de suas possibilidades diegéticas e sensoriais.

Memórias e pesadelos. O mergulho nas águas profundas do inconsciente nunca é sereno. As criaturas perambulam entre o sono e o real.

201915min

Peixe

Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com a sua bicicleta.

201914min

Raiva

Após o fim da ditadura militar brasileira, Joel, um militar aposentado, enfrenta sua própria consciência dentro das paredes de seu apartamento. “Raiva” é uma análise simbólica e metafórica sobre um período obscuro e sobre como a falta de compreensão do passado pode levar a consequências no futuro.

O documentário 'rock ao quadrado' retrata a musicalidade presente nos anos 80, onde uma das bandas mais influentes da época a Legião Urbana, tinha como personagem principal o icônico Renato Russo, um protagonista inspirador, poeta e trovador que, marcou esse anos da capital federal.

Showing 1–24 of 27 results